O centro Cirúrgico do ICB Oftalmologia, Instituto de Catarata de Brasília, realiza várias cirurgias oftalmológicas em um Centro Cirúrgico moderno. Cirurgias de Calázio, Pterígio, Estrabismo, Glaucoma, Plástica Ocular, Cirurgia Refrativa, Tumores Palpebrais, Catarata, Ceratocone, confira abaixo cada uma delas. Assim como a medicina em geral, a medicina ocular também evoluiu muito na última década, possuindo hoje diversos métodos e técnicas de tratamento, além de vários tipos de cirurgias. O ICB Oftalmologia possui os melhores equipamentos para atender a sua necessidade e cuidar com o maior carinho da saúde dos seus olhos!
Agende uma consultaO Calázio é uma doença causada pela inflamação de uma das glândulas que produzem material sebáceo localizadas nas pálpebras superior e inferior.
Às vezes é confundido com o terçol, que também aparece como uma inchação na pálpebra, e ambos possuem a mesma aparência.
Em alguns casos o Calázio continua crescendo tendo necessidade de cirurgia. Para a eliminação dessa patologia, o Instituto de Catarata de Brasília- ICB Oftalmologia realiza esse procedimento cirúrgico de forma segura e eficaz.
O Instituto de Catarata de Brasília- ICB Oftalmologia, conta com um dos melhores médicos do Brasil, reconhecido internacionalmente, Dr. Leonardo Akaishi. Além de possuir um vasto conhecimento em Oftalmologia, também possui habilidades cirúrgicas inigualáveis e grande experiência em cirurgia de Catarata.
Além disso, o ICB Oftalmologia possui o Catalys, um laser que automatiza procedimentos anteriormente realizados manualmente com bisturi.
A Catarata é uma doença que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino. E pode levar a cegueira ou visão subnormal. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes, uveítes, entre outros. Atualmente, a técnica cirúrgica mais moderna para o tratamento da catarata, consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado Facoemulsificação, e posterior implante de uma lente intraocular.
O Ceratocone é uma doença que traz mudanças estruturais na córnea tornando-a mais fina e modifica sua curvatura normal para um formato mais cônico. A principal consequência do Ceratocone é a diminuição da acuidade visual, proveniente do astigmatismo irregular que faz com que o paciente tenha visão borrada, imagens fantasmas, sensibilidade à luz e presença de halos noturnos.
Para tratamento dessa patologia, o Instituto de Catarata de Brasília- ICB Oftalmologia realiza os seguintes procedimentos cirúrgicos:
Anel de Ferrara – O Anel de Ferrara ou anel corneano é um implante de acrílico realizado no estroma corneano. Visando à regularização de deformações causadas por ceratocone ou alguns tipos de cirurgias oculares, patologias do tecido e a correção ou diminuição de erros refracionais. Esse procedimento tem como vantagem a sua reversibilidade e é totalmente ajustável, pois os implantes podem ser removidos ou trocados.
Cross Linking – O Cross Linking consiste em aplicar colírio de riboflavina e raios ultravioleta do tipo A na córnea do paciente, através de um procedimento ambulatorial.
O procedimento pode ser utilizado associado ao Anel de Ferrara, laser, e tratar outras doenças da córnea como Ectasia, e que necessitem a estabilizar através de seu enrijecimento.
Transplante de Córnea – O transplante de córnea é um procedimento cirúrgico onde a córnea doente é substituída por outra córnea transplantada.
O Instituto de Catarata de Brasília- ICB Oftalmologia realiza todos esses procedimentos com os equipamentos mais modernos e equipe de alto nível.
Estrabismo é um distúrbio que afeta o paralelismo entre os dois olhos, que apontam para direções diferentes. Ele pode ser classificado em convergente, quando um ou ambos os olhos se movem para dentro, na direção do nariz. Em divergente, quando um ou os dois olhos se deslocam para fora e em vertical, quando o deslocamento ocorre para cima ou para baixo. Recomenda-se que o tratamento se inicie o mais cedo, pois quanto antes for tratado, melhores e mais rápidos serão os resultados. Em alguns casos o Estrabismo pode ser curado com óculos desde que se faça o tratamento correto com acompanhamento de um Oftalmologista. Em outros, pode haver a necessidade de cirurgia.
O Instituto de Catarata de Brasília- ICB Oftalmologia realiza esse procedimento cirúrgico visando à saúde e satisfação do paciente.
O Glaucoma é uma doença causada pela lesão do nervo óptico relacionada à pressão ocular alta, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode levar à cegueira. Raramente apresenta sintomas e quando apresentam irão surgir somente nos glaucomas agudos. O paciente sofre fortes dores de cabeça, dor ocular intensa, fotofobia e enjoo. O Glaucoma detectado no princípio pode ser controlado através de colírio e medicamentos indicados pelo médico. Em outros casos, a alta pressão ocular só poderá ser controlada através de cirurgia. O Instituto de Catarata de Brasília- ICB Oftalmologia realiza esse tratamento através dos seguintes procedimentos: Express- dispositivo de filtragem que controla o fluxo da pressão ocular com mais precisão. Válvula de Ahmed- é implantada para redirecionar o fluxo do humor aquoso controlando a pressão ocular.
*Dra. Fernanda Zorzin, realizando cirurgia de plástica ocular no ICB Oftalmologia – Unidade Asa sul
Plástica Ocular
A Plástica Ocular, é a subespecialidade da Oftalmologia que trata de problemas relacionados às pálpebras, vias lacrimais e órbita.
Entre os problemas que o cirurgião plástico ocular trata, estão casos funcionais, estéticos e restauradores. Nos casos funcionais, são tratadas crianças que nasceram com pálpebras caídas ou mesmo adultos e idosos que passaram a senti-las pesadas.
Quanto à estética, são tratadas bolsas de gordura, excesso de pele, rejuvenescimento palpebral ou periocular, envolvendo o supercílio e até mesmo a maçã do rosto. Nos casos de pterígio, que é quando a membrana cresce sobre olho em direção à pupila, a cirurgia plástica ocular também pode atuar. Por fim, as cirurgias reconstrutoras visam estabelecer a anatomia em casos de fratura da órbita, tumores, lacrimejamento da criança e do adulto e doença ocular tireoideana.
A importância de procurar um médico oftalmologista especialista em plástica ocular está no fato das pálpebras e órbitas serem responsáveis pela proteção dos olhos. O conhecimento da delicada anatomia e função das pálpebras torna este profissional habilitado a cuidar da estética e reconstrução palpebral e periocular.
Os distúrbios palpebrais que a Oculoplástica trata incluem:
• Ptose (pálpebras caídas)
• Má formação congênita
• Trauma (lacerações)
• Tumores (câncer de pele)
• Mal posicionamentos, como entrópio (pálpebras viradas para dentro) e ectrópio (pálpebras voltadas para fora)
• Calázio e Hordéolo, também conhecidos como terçol
• Blefaroespasmo
• Anormalidades nos cílios
Os processos da órbita incluem:
• Doença ocular da tireóide (Orbitopatia de Graves)
• Síndromes inflamatórias da órbita
• Tumores
• Fraturas
• Enucleação (remoção do olho) e cuidado da cavidade oftálmica
As condições lacrimais incluem:
• Lacrimejamento excessivo
• Olho seco
• Obstrução do ducto nasolacrimal
• Traumatismo do sistema lacrimal
• Estenose dos pontos lacrimais
• Tumores
• Lacerações dos canalículos
Marque com um de nossos especialistas.
O Pterígio ou popularmente conhecido como “carne no olho” é uma alteração na membrana transparente do olho. Chamada de conjuntiva, que se estende do ângulo interno do olho em direção à córnea. Desenvolve alguns, tais como: sintomas como olho vermelho, lacrimejamento, fotofobia e irritação. O Pterígio não é infeccioso, mas pode afetar a visão, por isso em alguns casos é recomendado fazer a remoção por meio cirúrgico.
A Cirurgia Refrativa é utilizada para correção de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. O Instituto de Catarata de Brasília- ICB Oftalmologia realiza esse procedimento de duas formas: LASIK e PRK Personalizada.
LASIK – Na técnica de LASIK o cirurgião usa um aparelho especial com lâmina de corte, chamado Microcerátomo para confeccionar um flap na córnea. O flap é uma aba da córnea que fica solta enquanto uma pequena parte continua presa na córnea. Essa aba é levantada pelo cirurgião e o laser é aplicado na parte interna da córnea, abaixo do flap. Ao final da cirurgia o flap é recolocado no lugar.
PRK PERSONALIZADA – Na técnica de PRK não há necessidade de fazer o Flap. O cirurgião usa uma escova própria ou uma espátula para retirar apenas as camadas mais superficiais da córnea. O laser é então aplicado diretamente sobre a córnea. Ao final da cirurgia é colocada uma lente de contato que permanecerá no olho por 5 a 7 dias até as camadas superficiais da córnea, onde foram retiradas no começo da cirurgia, se regenerarem
Os tumores das pálpebras podem ser diagnosticados precocemente através de um exame oftalmológico detalhado, melhorando muito as chances de cura com tratamento, muitas vezes, simples. As causas são inúmeras, mas o fator genético e a radiação solar são os principais fatores de risco. Além disso, alguns fatores alimentares e o cigarro também contribuem para aumentar o risco de desenvolver os tumores de pálpebras.
O Instituto de Catarata de Brasília- ICB Oftalmologia realiza os melhores e mais indicados tratamentos cirúrgicos para cada tipo de tumor palpebral.