Asa Sul - (61) 3047-8100 / Taguatinga (61) 3247-8100

Retina: Visão turva? Flashes luminosos? Procure o oftalmologista

Retina: Visão turva? Flashes luminosos? Procure o oftalmologista

2 de novembro de 2020

A retina é responsável pela captação da luz e exerce importante função na estrutura ocular. Pode apresentar alterações só identificadas por um especialista. Conheça mais sobre o assunto.

Algumas doenças que afetam a retina são as retinopatias -diabética, hipertensiva ou miópica-, a Degeneração Macular Relacionada à Idade, tumores intraoculares e descolamento de retina. Elas podem provocar a perda total ou parcial da visão. Por esse motivo, preste atenção em qualquer alteração que ocorra em sua visão e procure um especialista para uma avaliação. Isso deve ser parte da rotina, especialmente pacientes com diabetes, hipertensos ou aqueles que passam dos sessenta anos.

A consulta com o oftalmologista retinólogo deve acontecer, especialmente porque as doenças retinias não provocam sintomas precoces, ou seja, se elas ocorrem sem que voce seja acompanhado por um médico, só serão descobertas num estágio avançado. E isso pode lhe custar a perda parcial ou total da visão.  o paciente só vai

Quando no estágio avançado, os sintomas da retinopatia diabética podem ser:

Visão embaçada; alteração entre a visão clara e turva; manchas escuras flutuando na visão (moscas flutuantes); visão prejudicada à noite; perda da visão central ou periférica.

Esses sintomas, em geral, atingem os dois olhos.