Exame de vista no combate a graves doenças

NOTICIA 1
Automedicação para os olhos: solução ou risco?
junho 25, 2014
fotosite
Teste do olhinho identifica sinais de doenças e pode salvar vidas
junho 25, 2014
NOTICIA 2

NOTICIA 2Oftalmologistas têm auxiliado no diagnóstico de patologias, que nem sempre estão relacionadas à saúde dos olhos
As visitas regulares aos consultórios de oftalmologia deixaram de ser apenas um cuidado com os olhos e se tornaram aliadas no diagnóstico de graves doenças, que nem sempre estão relacionadas aos olhos, mas podem ser identificadas por meio deles.

 

Com um simples exame, como o de fundo de olho, é possível identificar, precocemente, sintomas de diversas patologias, como tumores, acidentes vasculares, distúrbios na tireóide, hiperglicemia, diabetes, inflamações, hipertensão, disfunções hormonais, entre outras, e evitar que o paciente chegue a quadros irreversíveis, que podem levar à perda da visão.

Segundo o médico oftalmologista e diretor do Instituto de Catarata de Brasília (ICB), Leonardo Akaishi, algumas alterações revelam nitidamente o sinal de disfunções em outros órgãos do corpo, como por exemplo, a anemia. “Quando o paciente chega ao consultório analisamos não só as dificuldades para enxergar, mas todo o histórico dessa pessoa. E quando percebemos alguma anormalidade o encaminhamos imediatamente para análise de outros especialistas”, garante.

O médico explica que os exames de rotina também auxiliam no controle de algumas doenças e ajudam a evitar complicações maiores. Pessoas com diabetes, por exemplo, precisam estar sempre monitorando a saúde dos olhos, pois a evolução da patologia pode levar à cegueira. “Muitas doenças são silenciosas. Na maioria das vezes, o paciente só descobre a gravidade quando já não pode mais controlá-las. Por isso, a importância de um acompanhamento periódico”, adverte.

Há pouco mais de dez anos, o Ministério da Saúde instituiu o dia 10 de julho, como o Dia da Saúde Ocular. A data visa alertar a população sobre a importância do acompanhamento oftalmológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>